5 erros que destroem o teu engajamento no Instagram

Saiba o que NÃO fazer para conseguir bons resultados na rede social

O Instagram hoje é uma das principais ferramentas do Marketing Digital e da criação de conteúdo. Portanto, é normal que as pessoas tentem estratégias diferentes para cativar seu público e aumentar seu engajamento. O que muita gente não sabe, é que algumas técnicas são matadoras. E não é da maneira que esperamos. São 5 erros que destroem teu engajamento, por isso são matadoras.

Confira abaixo, portanto, quais são os erros que destroem teu engajamento no instagram:

1. Uso incorreto ou excessivo de hashtags

O mais comum dos 5 erros que destroem o teu engajamento no Instagram. Afinal, usando muitas hashtags, o alcance é maior, certo? Errado. Ao exagerar no uso das hashtags, principalmente as mais comuns, a rede social pode entender como spam. Evite termos genéricos! É sério! Se você é um fotógrafo, por exemplo, ao invés de usar termos amplos como #fotografia ou #photograph, ou ainda #instaphotos, além de correr o risco de spam, você vai estar competindo com outras milhões de pessoas que seguem a mesma tendência. E se são milhões, a chance de ser visto diminui, concorda? E se a taxa de impressões é alta e o engajamento baixo, o Instagram entende seu conteúdo como irrelevante, te colocando em um limbo. Opte por hashtags mais especificas, por exemplo, #fotografiasp, #fotografiarj, ou #fotografomobilesp.

2. Imagens de baixa qualidade

Outro erro que pode destruir seu engajamento é a postagem de imagens de baixa qualidade. O Instagram é, em sua essência, uma plataforma de expressão visual. Portanto, o usuário se interessa muito mais na imagem em si, do que na informação passada. Portanto, gifs, vídeos e fotos, devem ter uma boa qualidade, do contrário, o seu público ficara desinteressado. Além disso, um feed mal organizado, sem foco, isso afeta a visão que seu público tem de você ou da sua empresa.

3. Não planejar o conteúdo

Esse erro é MUITO MATADOR. É um dos erros que destroem teu engajamento em um nível absurdo. Além de deixar teu feed completamente desorganizado, sem um planejamento, você não consegue mensurar o que funciona ou não, portanto, você não consegue alavancar os resultados da sua marca. Esse erro pode ser resolvido planejando o conteúdo da semana com antecedência. Porém, algumas empresas não tem tempo, dinheiro, ou profissional para isso. Opte por plataformas de gestão de redes sociais. As plataformas também são úteis para segmentar seu público-alvo. Abuse dessa ferramenta. Portanto, se você não quer perder público, planejamento é a chave.

4. Compra de seguidores

“Ah, mas eu comprei só uns 1000 seguidores!”, “O pacote estava barato, 1000 seguidores por $XX,XX!”, “Não faz mal inflar os números um pouco”. Cada vez que um social media lê ou escuta frases parecidas, ele perde um ano de vida. É sério! A compra de seguidores pode prejudicar seu engajamento em um nível ABSURDO. É de longe, um dos 5 erros que destroem teu engajamento no Instagram. NÃO COMPRE SEGUIDORES, pois isso acarreta em inúmeros problemas. Além de resultar em uma falta de segmentação, você corre o risco do temido Shadowban – você pode ler sobre isso no nosso post sobre Automação de seguidores – e ficar completamente irrelevante… sem nem perceber!

5. Muitas postagens ou horários irregulares

A irregularidade dos posts, seja como for, é algo que definitivamente mata seu engajamento. Postar várias fotos ao mesmo tempo, ou em muitos horários variados é problemático em muitas coisas. Primeiramente, o Instagram vai te identificar como spam e te punir por isso. Quanto ao horário, você deve buscar sempre o maior número de seguidores on-line, porque é através deles que sua publicação será impulsionada. E quanto mais sua publicação é impulsionada, mais tempo ela fica visível e atingindo mais contas.

Se você gostou desse conteúdo sobre o Instagram, pode gostar também de: Quais erros não cometer nas redes sociais, Como ganhar seguidores nas redes sociais.

Siga-nos no Instagram, Facebook ou LinkedIn.