arrow left purpleVamos conversar


Como aumentar as suas vendas com 3 técnicas simples

Você tem percebido uma queda nas suas vendas online? Ou quer alavancar o lucro de suas vendas? Se sua resposta for sim, para uma das questões anteriores, esse blog é para você! Se você já comprou qualquer coisa em algum momento da sua vida, com certeza já caiu em uma dessas estratégias de vendas, empresas […]

Rafael Azevedo divider text 28/05/2018

Compartilhar:

wpp facebook twiter linkedin
Como aumentar as suas vendas com 3 técnicas simples

Você tem percebido uma queda nas suas vendas online? Ou quer alavancar o lucro de suas vendas? Se sua resposta for sim, para uma das questões anteriores, esse blog é para você!
Se você já comprou qualquer coisa em algum momento da sua vida, com certeza já caiu em uma dessas estratégias de vendas, empresas como Amazon, McDonald’s, Burger King e muitas outras, utilizam das técnicas Up-sell, Cross-Sell e Down-sell para aumentarem o ticket médio por compra. Mas antes de tudo vamos relembrar, o que é o ticket médio:
“Ticket médio é a métrica que apresenta o valor médio que cada cliente gasta em suas compras no seu estabelecimento. Este valor é determinado pela média entre o montante de suas vendas e o número de clientes que geraram esse volume de compras.”

Up-sell

Basicamente up-sell é o mesmo que dar um “upgrade”, oferecendo ao cliente um produto mais caro, mas com mais recursos ou de melhor qualidade:
Na Pratica:
O exemplo mais clássico que não poderíamos deixar de citar, é a famosa pergunta dos atendentes do McDonald’s: “Batata grande por mais R$ 1,00?”
É muito fácil dizer “sim”, afinal, para o consumidor significa mais batatas, por um valor simbólico. Também podemos usar como exemplo as companhias áreas que oferecem aos passageiros mais conforto durante o voo, com a possibilidade de comprar assentos com mais espaço para as pernas por uma certa diferença de preço do assento comum.

Cross-sell

Essa técnica tem como objetivo estimular o cliente a comprar um produto do seu interesse e também outro que tenha relação, ou não, com o objeto inicial da compra. Lojas virtuais costumam utilizar muito essa tática, após o cliente finalizar carrinho de compras, apresenta uma seleção de produtos complementares.
Na Prática:
Uma loja virtual que vende produtos de Informática, por exemplo, quando o cliente estiver no carrinho finalizando a compra de um computador, é o momento de oferecer uma oferta adicional de um mouse ou teclado. Dessa forma, você vende dois produtos, distintos ou complementares, ao invés de um só.

Down-sell

Down-sell é a estratégia utilizada para um cliente que está desistindo da compra, ou já abandou o carrinho, no caso da venda online e é oferecido um outro produto mais barato no lugar, na tentativa de fechar o negócio, simplificando, é o famoso “vale mais um pássaro na mão do que dois voando”.
Essa técnica, ao contrário das anteriores,  acaba baixando o ticket médio, mas a venda não é perdida e ainda ganha uma oportunidade de fidelizar um cliente.
Na Prática:
Em uma concessionária, o cliente esta olhando o carro do seu interesse, mas descobriu que o valor é mais alto do que ele pode arcar, então ele desiste da compra, é nesse momento que o vendedor tem a chance de realizar a técnica down-sell, oferecendo um carro similar, porém mais barato, para que dessa forma o cliente finalize a compra.

(Veja também: 2 segundos para realizar uma venda)

Com certeza é possível aplicar qualquer uma dessas técnicas no seu negócio, você verá um aumento significativo em seu faturamento, com o aumento do ticket médio por cliente.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido altamente relevante para você e para o seu negócio!

Array

Confira mais sobre esse assunto

Array
Array
Array
Os desafios éticos do uso da IA no Marketing
Tecnologia
Os desafios éticos do uso da IA no Marketing

Conheça os desafios éticos da IA no marketing e entenda como usar essa tecnologia de forma responsável e transparente.

Explore guias criados para cada assunto.