Como executar um Plano de Marketing em 6 passos

A sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte? Independentemente do tamanho, você já deve saber que o Marketing é a estratégia opção mais prática e viável que a sua empresa pode utilizar. Se você quer obter resultados para o seu negócio, você precisa aprender a como executar um Plano de Marketing em 6 passos de forma eficiente e rápida.

Para atrair o público-alvo, alcançar as metas e ampliar suas oportunidades de negócios, antes de qualquer coisa, você deve conhecer os 6 passos que vão te auxiliar a criar um Plano de Marketing para que você possa fazer a sua empresa decolar com as vendas. Entenda eles:

Defina bem seus OBJETIVOS

Quais são os objetivos da sua empresa? Seja gerar engajamento para o blog/site, garantir a venda ou até a autoridade no mercado, é importante ter seus objetivos bem claros e alinhados. De modo assertivo, você consegue direcionar os colaboradores para atingirem as metas da empresa.

Defina seu PÚBLICO-ALVO para um Plano de Marketing bem executado

Como todo profissional de marketing sabe, é de extrema importância conhecer o seu público-alvo, e defini-lo com o maior grau de exatidão possível. Dados como idade, profissão, sexo, renda, preferências e etc são peças chaves para definir para quem e onde você deverá posicionar a sua marca.

A JORNADA DE COMPRA do consumidor

É preciso entender por quais etapas seu consumidor passa até finalizar a compra do produto ou serviço, e assim, elaborar estratégias vencedoras para cada etapa. Lembre-se que um atendimento personalizado garante valor e credibilidade diante do cliente, executando um Plano de Marketing bem feito.

Os 4 Ps do Marketing

Esse passo não tem erro, né? Basicamente, para todo o plano de marketing funcionar, você deve trabalhar em cima dos pilares essenciais. São eles:

  • Produto: quais produtos ou serviços sua empresa oferece?
  • Preço: qual o valor do seu produto?
  • Praça: onde o seu público busca a solução que a sua empresa vende para os problemas?
  • Promoção: de que forma você divulgará seu produto? Como ele chegará ao meu público?
Além dos 4 P’s “tradicionais”, o Marketing se adaptou as mudanças do mercado, e hoje são necessários outros 4 P’s para complementar o Plano de Marketing
  • Pessoa/Persona: entenda quem é o seu público. Entendendo isso, você sabe onde ele te procura, e qual estratégia deverá traçar para chegar até ele.
  • Processos: eles são essenciais para padronizar sua empresa, concentrando todos os fluxos de trabalho utilizados por ela e sua metodologia.
  • Posicionamento: é importante entender de que forma sua marca se coloca no meio social onde vende o produto ou serviço.
  • Performance: por fim, o último P. É importante que sua empresa utilize os chamados KPIs para avaliar e determinar a presença que sua marca tem no mercado.

Objetivo, Público-alvo, AÇÃO

Com todas as etapas definidas, chega a hora de elaborar o plano de ação, que deve se basear nos 8 Ps do marketing. Tendo tudo isso em mente, estabeleça alguns planos de ações variados para colocar em prática.

Defina as MÉTRICAS e o ORÇAMENTO para executar o Plano de Marketing

Antes de executar as ações, você deve definir quanto investir em cada uma delas. Essa etapa é extremamente importante para que o Plano de Marketing seja executado com sucesso. Busque anotar todos os dados possíveis sobre as ações, para checar e avaliar os resultados depois.

Pronto! Agora você pode executar um Plano de Marketing de sucesso e ativar o setor de Marketing da sua empresa com eficiência e facilidade!

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