Funil de Vendas: Como implantar na sua empresa em 6 passos

É por meio do funil de vendas que a sua empresa toma conhecimento de todos os passos percorridos pelo seu cliente, desde o conhecimento da marca, conhecimento do produto, aprovação e compartilhamento pela rede de contatos, realizando uma nova compra. Nesse post ensinaremos à você como implantar o funil de vendas na sua empresa em 6 passos.

Com um Funil de Vendas adequado e bem arquitetado você consegue avançar para as etapas de abordagem de produto/serviço, tomada de decisão, entre outros fatores.

Para ter um Funil de Vendas perfeito, é necessário fazer algumas perguntas antes de seguir as etapas:

  • Quem é o seu público?
  • Quem tem o poder de compra? Quem toma a decisão?
  • Quem são os influenciadores?
  • Por meio de qual canal consomem conteúdo? (Ex: internet, tv, rádio, jornal)
  • Como encontrar esse público?

Com essas perguntas, passamos enfim, para a questão de como implantar um funil de vendas em 6 passos:

1 – Prospecção ou Topo de Funil

Invista SEMPRE no seu site, de modo que ele seja amigável para o cliente. Além da primeira impressão, nesta etapa você deve conseguir o máximo de dados possíveis sobre seus clientes. Para isso, existem formulários onde os Prospects (os clientes) deixarão suas informações – como nome, telefone e endereço – para receberem esses conteúdos de qualidade da sua empresa.

É com esses dados que você inicia a nutrição de leads.

2 – Entenda as necessidades do seu Prospect

Colete o máximo de informação sobre as condições do seu cliente para adquirir seu produto, como as necessidades e os recursos financeiros. É PRIMORDIAL que você entenda os hábitos e necessidades dos prospects, para uma melhor abordagem futura.

3 – Time de Vendas entra em ação

Aqui, sua equipe comercial deverá entrar em ação, e com o background e o perfil dos clientes já definidos, ofertar exatamente o que eles precisam. Tire todas as dúvidas que surgirem nessa etapa. Não é apenas “falar sobre o produto sem parar”. Encaixe seu produto no que O CLIENTE espera.

4 – Amadurecimento

Nesse passo, o cliente irá avaliar o que foi proposto e comparar os prós e contras seus com os da concorrência. Você continua acompanhando seu cliente, de maneira contínua e não agressiva. Você pode, por exemplo, oferecer testes gratuitos para agregar valor à sua venda.

5 – A arte da negociação

Seus experientes vendedores devem saber o valor de sua expertise, e com conhecimento avançado sobre o serviço ofertado, garantir o fechamento do negócio.

Mas tome cuidado! Lembre-se de ser maleável para não perder a proposta e implantar o funil de vendas corretamente.

6 – Fechamento

Hora de planejar sua entrega! Alinhando as expectativas tanto da empresa como do cliente. Não se esqueça de ser o mais transparente possível aqui. Apresente os prazos, resultados esperados e condições de pagamentos.

Até o momento do fechamento da compra, é importante nutrir seu prospect com marketing de conteúdo, como e-mails, webinars, ebooks e outras ferramentas.

E pronto: assim você consegue implantar um funil de vendas em 6 passos de maneira eficiente e rápida, com o objetivo de fazer o seu negócio crescer ainda mais!

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