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Como saber onde estou errando no Marketing Digital

O ser humano tem uma capacidade incrível de se fixar no que é urgente, e esquecer de forma imprudente pode-se dizer, o que é importante. Também a cada dia que passa os consumidores estão se tornando “amigos da marca” antes mesmo de virar clientes dela, e as mídias sociais são os principais canais para essa […]

Renove divider text 13/08/2018

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Como saber onde estou errando no Marketing Digital

O ser humano tem uma capacidade incrível de se fixar no que é urgente, e esquecer de forma imprudente pode-se dizer, o que é importante.
Também a cada dia que passa os consumidores estão se tornando amigos da marca antes mesmo de virar clientes dela, e as mídias sociais são os principais canais para essa relação.
O planejamento de conteúdo é o principal pilar do marketing de atração, ou inbound marketing, o relacionamento não é construído visando vender um produto em si, mas sim, em apresentar a solução de problemas e esclarecer dúvidas da sua persona. Dessa maneira, a empresa que pretende interagir com seus clientes deve montar um planejamento e uma gestão de conteúdo adequados para a sua presença nas redes sociais.
Se você não estiver planejando sua estratégia de inbound marketing com antecedência, então está apenas tomando decisões aleatórias, sem fazer ideia alguma sobre o panorama geral. Nossa dica é: desenvolva calendários de conteúdo estruturado na jornada de compra do seu cliente.

A jornada de compras, consiste no caminho que o cliente percorre até o momento da decisão de compra, podemos dividir esse caminho em 4 estágios:

1º Descoberta
No primeiro estágio o consumidor ainda não se deu conta de que tem um problema, ou uma boa oportunidade de negócio. Nesse primeiro estágio da Jornada é importante você chamar atenção do consumidor e só depois você mostrar que ele possuí um “problema”.

2º Reconhecimento do problema
No segundo estágio o consumidor entendeu tem um problema, ou uma boa oportunidade de negócio, e começa a pesquisar mais sobre e as possíveis soluções. A sua empresa tem o dever de mostrar para ele caminhos e formas de resolver tais problemas e encontrar uma solução.

3º Consideração da solução
Nessa etapa começa a avaliação das alternativas, e é nesse momento que se entra a urgência resolver, lembre-se da introdução desse texto: O ser humano tem uma capacidade incrível de se fixar no que é urgente. Por tanto agregue a escassez para que seu consumidor não deixe para depois.

4º Decisão de compra
O consumidor entendeu que você tem algo que ele precisa, e que ele necessita dessa solução rápido, então apresente seus diferenciais, mostre que a sua empresa é a escolha certa para ele.

Na prática:

Dessa forma se inicia um funil de vendas, aonde o consumidor em potencial passa pelos processos de:
Visitante: Faça anúncios direcionados a sua persona ou a um público semelhante a ela.
Lead: Agora é o momento de nutrir seu lead com conteúdo relevante. Para isso é necessário que o “campo já esteja pronto”, ou seja, que as suas postagens recentes estejam recheadas de informações.
Oportunidade: Ofereça uma oportunidade imperdível, por tempo limitado, ou qualquer outro tipo de isca por um curto espaço de tempo.
Cliente: Agora é o momento de fidelizar, e continuar o estímulo à compra de novos produtos. E parabéns, você fechou uma compra!

(Veja também: Como estar em todos os lugares)

Esses 4 estágios vão aumentar ainda mais seu poder de fechar um negócio e te garantir muitas novas oportunidades. A jornada de compra quando utilizada da maneira correta e direcionada para etapa certa de cada cliente torna se uma grande aliada sua e de sua empresa.

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