arrow left purpleVamos conversar


Por que o briefing é importante para a empresa

Problemas de comunicação, resultados fora do esperado e muito estresse! Esses são só alguns dos problemas que um briefing mal construído pode causar a uma equipe. Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre a importância do briefing para sua empresa. Existe um longo caminho traçado para o sucesso de um projeto. E […]

rafael divider text 23/05/2019

Compartilhar:

wpp facebook twiter linkedin
Por que o briefing é importante para a empresa

Problemas de comunicação, resultados fora do esperado e muito estresse! Esses são só alguns dos problemas que um briefing mal construído pode causar a uma equipe. Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre a importância do briefing para sua empresa.

Existe um longo caminho traçado para o sucesso de um projeto. E como toda boa jornada, existem muitas pedras no caminho. Imagine agora o quão mais fácil seria passar por tudo isso com um mapa que lhe desse a melhor rota para atingir seus objetivos?

É exatamente isso que ele deve fazer: nortear sua equipe para que o sucesso seja alcançado. Entretanto, quando mal estruturado, o briefing pode se tornar o maior dos problemas.

Mas o que é um briefing?

Rafael Sampaio, autor do livro Propaganda de A a Z, classifica o briefing como “um documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los”.
De modo prático, o melhor exemplo para enxergar um briefing é como um mapa.

Não importa se é usado para traçar rotas de viajem no aplicativo do Uber, ou o plano de invasão de um exército em um filme de ação, os mapas sempre possuem o mesmo propósito: nortear ações. E um briefing possui o mesmo propósito.

É através dele que se obtém todas as informações relevantes para que um projeto ou estratégia sejam criados e executados.

Existe fórmula mágica para o briefing perfeito?

Infelizmente, a resposta é não. Apesar de ser uma ferramenta coringa e fundamental para qualquer estratégia, ele não possui sequer um modelo específico ou mais efetivo.

A razão para isso é simples: ele deve se adaptar ao cenário que está inserido, afinal algumas perguntas feitas para um cliente x podem não ser tão úteis para um cliente y.

Mas se você quer garantir o melhor resultado com as informações do seu briefing, aqui vão 3 dicas matadoras:

– Estude previamente seu cliente antes de montar um briefing. Assim você descobre logo de cara quais perguntas não podem faltar.

– Anote cada dúvida ou curiosidade surgir enquanto você aprende sobre este cliente. Isso evitará que seu briefing seja incompleto.

– Anote também ideias e informações interessantes sobre o mercado ou o assunto que vocês pretendem trabalhar. Esse é o elemento crucial para conseguir fazer a criatividade fluir nas reuniões, e assim conseguir ainda mais informações!

Array

Confira mais sobre esse assunto

Array
Array
Array

Explore guias criados para cada assunto.