5 Métricas do Marketing Digital

Saiba também como calcular cada indicador

As métricas do marketing digital são ferramentas importantes para mensurar o sucesso de sua empresa. É com essa mensuração dos resultados que você e sua empresa conseguem entender como funciona as estratégias de marketing adotadas, pois te permite avaliar custo e retorno. Além de todas as etapas da comunicação que o marketing engloba como criação de conteúdo visual e escrito, é importante saber usar essas métricas a seu favor. Mas afinal, quais são elas?

Conheça a seguir as 5 métricas e como calcula-las.

Retorno sobre investimento (ROI)

É uma das métricas mais importantes a ser analisada. Ela está diretamente ligada com as finanças da empresa, já que é por meio do ROI que você consegue avaliar se o investimento está retornando o resultado positivo esperado. E portanto, saber se você deve manter ou repensar seu investimento.

Para calcular o ROI é bem simples: VO-VI/VI (Verba Obtida – Verba Investida / Verba Investida)

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

A Equação é (Despesas + Verbas de Marketing / Nº de clientes adquiridos) em um determinado tempo e basicamente serve para calcular o quanto sua empresa gasta para adquirir os clientes. Assim, é possível determinar se o gasto está muito alto ou não.

A Métrica dos Empresários – Ticket Médio

Uma das 5 métricas mais importantes para os empreendedores, porque é ela que mostra o valor médio que o seu público-alvo gasta em seus produtos e serviços. O cálculo é feito com (Receita do mês / número de clientes do mês) e dependendo do resultado, pode ser necessário tomar estratégias de marketing diferente para elevar a média. Vale lembrar entretanto, que nichos diferentes possuem tickets médios diferentes.

Taxa de cliques

A quarta métrica importante. Ela avalia quantos clientes chegaram ao objetivo final da estratégia de marketing nas campanhas nas redes sociais. Para calcular a taxa, a equação é: (nº de cliques do anúncio / número de impressões) x 100).

Taxa de Conversão

A outra taxa é a de conversão, e se volta mais para blogs, newsletter, e-mail marketing e são o objetivo final das campanhas de marketing. Com a taxa sendo alta ou baixa, é hora de analisar o que deu certo e o que deu errado. O cálculo é simples. Basta dividir as conversões pelo público convertido. (Nº de leads / Nº de conversões * 100).

Para ter sucesso em suas campanhas e ter presença no meio digital, você pode acessar nossos outros artigos sobre Como aparecer no Google, Quais erros não cometer nas redes sociais

Você também pode seguir a gente no nosso instagram e facebook, onde falamos mais sobre marketing digital.