Venda B2B: O que é e como realizá-la?

Uma venda B2B é aquela que é feita através de uma negociação envolvendo empresas (pessoas jurídicas), em contrapartida a venda B2C, é caracterizada por uma venda entre uma empresa e o consumidor final (pessoa física). Você já se perguntou o que é, de fato, a venda B2B e como realizá-la da forma correta?

Afinal, O QUE É a venda B2B?

Basicamente, B2B é uma abreviação de ‘’business to business”, termo em inglês que significa a venda de um serviço e/ou produto de empresa para outra empresa. No caso das negociações B2B, o ciclo de maturação da venda é muito maior pois o processo de tomada de decisão envolve diversos níveis de aprovação e ainda são vendas mais estratégicas, enquanto a B2C, por se tratar de um contato direto com o consumidor final, é bem mais simples, decidido muitas vezes “emocionalmente”.

Conheça as características:

A venda B2B é caracterizada por um posicionamento consultivo por parte da empresa que oferece o serviço. Através de um diagnóstico das necessidades do cliente, é possível identificar o produto ideal para sanar os problemas dele. Outro fator é a complexidade das variações e etapas até o fechamento delas.

Outro fator importante é o ciclo de vendas. Porém, a empresa que está contratando o serviço, são mais exigentes e estratégicos e é preciso analisar o ROI (retorno sobre o investimento) da solução ofertada.

E como realizar a venda B2B da forma correta?

Para realizá-la com eficiência, é recomendável a construção de um processo comercial bem definido. Veja a seguir alguns pontos fundamentais deste processo:

  • Defina o perfil ideal do seu cliente;
  • Crie conteúdos qualificados para atingir o seu público, pois é por meio deles que a empresa vai gerar leads qualificados para os vendedores abordarem;
  • Selecione os melhores leads na sua base, isso vai ajudar a reduzir o ciclo de vendas;
  • Busque formar uma boa equipe de pré-vendas, profissionais focados em fazer essa seleção de leads podem ajudar bastante. 

Agora que você entendeu o que é e como deve realizar, que tal conferir outros conteúdos como esse no nosso Instagram?

Ou se você ainda possui alguma dúvida sobre a venda B2B, consulte o nosso diretor comercial! Ele estará pronto para sanar as suas dúvidas.