Primeiramente, preciso te fazer a pergunta: Você sabe o que é Product Market Fit?
Bom, esse é um termo criado pelo Marc Andreessen fundador da Netscape, e na tradução livre para o português, podemos entender que significa: “adequação do produto no mercado”.
Ou seja, Product Market Fit é um produto que seja solucionador e se encaixe perfeitamente no mercado.
Se você ainda não compreendeu, nada melhor que o próprio criador do conceito te explique:
“Product/Market fit significa estar em um bom mercado com um produto que possa satisfazer esse mercado.
Você sempre conseguirá sentir quando o Product/Market Fit não está acontecendo. Os clientes não estão percebendo o valor do produto, o poder da palavra não está se manifestando, o uso não está crescendo rapidamente, comentários e avaliações não estão sendo os melhores, o ciclo de vendas é muito longo e muitos negócios simplesmente nunca são fechados.Você também sempre conseguirá sentir quando o Product/Market Fit está acontecendo. Os clientes estão comprando o produto tão rápido quanto você consegue produzi-lo ou o uso está crescendo na mesma velocidade em que você aumenta o número de servidores. Dinheiro dos clientes estão se acumulando na conta corrente da empresa. Você está contratando suporte para vendas e clientes o mais rápido que pode. Repórteres estão ligando porque ouviram falar do seu novo negócio e querem falar com você sobre”.
– Marc Andreessen – Pmarca Guide To Startup
Qual a importância do Product Market Fit para as empresas?
Saber exatamente o que o seu público-alvo precisa é primordial para garantir vendas e lucros. Isso parece óbvio, mas muitas empresas não sabem adaptar, melhorar, ou criar uma solução REAL para o seu mercado e sua persona.
O resultado disso, é o oferecimento do produto errado para os seus clientes. Você conseguirá identificar isso, quando precisar “forçar” uma venda e encontrar dificuldades para fazer tração dele no mercado.
De nada adiantará saber a dor do seu mercado se não saberá resolvê-lo de forma satisfatória.
Como construir o Product Market Fit?
Agora que já entendemos o conceito e sua definição, você deve estar se perguntando como construir um PMF satisfatório?
O primeiro passo é possuir um conhecimento profundo da sua persona. Saber de fato as características do seu público e do seu mercado.
Ao reunir essas informações, você terá base para construir um produto que seja aceitável e adequado ao seu mercado e, que atenda às necessidades e preferencias do seu público.
Com o produto criado, é preciso melhorá-lo. Busque sempre a evolução dele, o aperfeiçoamento, encontre erros e problemas que possam deixar seu cliente insatisfeito.
Uma dica que é muito ignorada por empresas, é que você não deve se focar apenas em resoluções de problemas da sua persona no presente. Olhe mais a frente, antecipe problemas, resolva antes que ele surja.
Crie uma conexão de confiança entre você, seu produto e seu público.
Meu PMF deu certo, como saber?
Uma forma de identificar como está o seu PMF, é ouvir seus clientes. Não hesite em perguntar e saber o que eles acham. Ligue, mande e-mail, mantenha contato.
Assim, você entenderá como está a aceitação do seu produto, principalmente, quando perceber as recomendação e elogios e, claro, a frequência de vendas, significa que estará no caminho certo.
Você ainda não compreendeu como aplicar o Product Market Fit na sua empresa? Entre em contato e fale com um Consultor para agendar uma consultoria.