O maior desafio de qualquer empresa que se posicione na web por meio de um site é manter um bom volume de tráfego em suas páginas. Mas para que sua estratégia de marketing digital seja bem-sucedida, é importante gerar tráfego qualificado.
Qual a diferença entre o tráfego convencional e o
qualificado?
Imagine que você tenha um negócio no ramo imobiliário e queira produzir conteúdo em blog voltado para o seu mercado.
Então você passa a produzir textos com dicas e informações importantes sobre a compra de imóveis. Esse conteúdo chamará mais a atenção de compradores de carros ou de pessoas interessadas em adquirir um imóvel? Evidentemente, a segunda opção.
Portanto, o tráfego qualificado nada mais é do que uma audiência já interessada no que você tem a oferecer. E por ser constituída de pessoas interessadas, elas possuem maior aptidão para consumir de você.
Mas para atrair esse público, é necessário se atentar a algumas dicas que impulsionam a geração de tráfego qualificado.
Entenda seu público
O primeiro e mais importante passo para movimentar tráfego qualificado em seu site é entender sua audiência. (Faça um teste se você realmente conhece seu público alvo)
Comece se perguntando sobre o que eles desejam ver e, que informações eles precisam encontrar para poderem avançar no processo de compra.
Ao responder essas perguntas, você já terá base para começar a produzir conteúdo compatível com seu público.
Oferecer informações relevantes, com pequenas “recompensas” como dicas exclusivas e guias são ótimas estratégias para manter o engajamento em seu blog.
Saiba como atrair sua audiência
Agora que você já sabe quem é sua audiência, está na hora de aprender a conquista-la. A primeira e mais óbvia alternativa para atrair público é posicionar seu site nas pesquisas do Google com links patrocinados. Esta é uma forma muito efetiva de alcançar bons resultados a curto prazo.
Entretanto, também é importante ir até onde o seu público está por outros caminhos e um destes caminhos é através das redes sociais. Qual a rede social mais usada pela sua audiência?
Ter um bom entendimento de onde encontrar seu público é uma
ótima maneira de encontrar novas formas de entregar o conteúdo o seu site.
Conecte seu conteúdo
Um fato importante e comum em QUALQUER público: todos são feitos por pessoas curiosas. Portanto, explorar a curiosidade de seu público pode ser uma ótima maneira de manter uma audiência qualificada.
Insira links e palavras-chave que liguem um conteúdo do
blog, levando sempre em consideração a afinidade entre um e outro. Desta forma,
você pode aumentar o interesse de um cliente em sua marca.
Saia do convencional
A única maneira de se destacar e conquistar um espaço na mente de seu público é através da criatividade, porém não ofereça conteúdos genéricos! Invista em coisas criativas e explore a experiência que um consumidor pode ter com seu conteúdo. Desta maneira, você sempre poderá descobrir novas maneiras de atrair e reter uma audiência realmente interessada no que você tem a dizer.