Feche os olhos. Agora se imagine de férias na Europa, está quase na hora do almoço e você começa a procurar um lugar para almoçar e aparece dois restaurantes, o da esquina está com todas as mesas ocupadas com o pessoal almoçando em família rindo e conversando, já o do lado está com o garçom na porta esperando um cliente entrar, sendo sincero, qual dos restaurantes você iria almoçar?
Tenho certeza que você iria no mais cheio, por um motivo bem simples, ao ver uma situação como essas, seu cérebro automaticamente ativa o gatilho da prova social. Sabe como funciona?
Calma nós vamos explicar, mas antes de tudo, gatilhos mentais são diretrizes que o nosso cérebro adota para não precisar fazer todo um trabalho de reflexão a cada tomada de decisão. Isso quer dizer que, ao aplicar os gatilhos mentais de forma correta, você é capaz de engajar as pessoas, motivando-as a agir.
O segredo do crescimento nas redes sociais é… A Prova Social.
Uma nova empresa de clareador dental está apostando bastante nessa estratégia, ela distribuiu seus produtos para diversos influences de todo o Brasil e esses gravaram vídeos atestando que realmente aquele produto funciona.
Estudos provaram que a utilização da Prova Social faz com que grande parte das pessoas baseiam sua decisão através das experiências das outras , os dados dizem que 95% das pessoas são imitadoras, e apenas 5% são iniciadoras. Ou seja, neste aspecto, a grande maioria é convencida pelas ações das outras pessoas e por isso, a se torna um elemento crucial para as redes sociais, impulsionando o sucesso seja do Instagram, Facebook ou Youtube.
Por que a Prova Social é Importante para o Marketing Digital?
Se você está em uma loja tentando decidir entre uma camiseta de duas marcas diferentes, pode sentir a qualidade delas e prová-las para ver qual delas veste melhor, mas quando você está contratando serviços ou comprando um produto online, as coisas ficam mais difíceis, é nesse comento que se confia em opiniões externas para tomar sua decisão final, nesse caso, a experiência de outros clientes pode influenciar no sucesso ou no abandono da compra, já que eles são mais qualificados para falar sobre o serviço.
Dessa maneira, ao utilizar a Prova Social em sua estratégia de marketing, você conseguirá ganhar a confiança dos clientes em potencial de maneira muito mais rápida, levando a um maior número de vendas.
Agora que você sabe por que a prova social é crucial para sua empresa, como usar esse gatilho mental no seu negócio:
1º Método infalível: Depoimentos
Ter uma parte com depoimentos no seu site ou loja virtual, em destaque no stories do Instagram com feedback real de clientes que compraram de você, que receberam em casa o que prometido, de preferência print ou vídeo. Esse processo simples, traz a credibilidade que o seu potencial cliente espera de você antes de fechar a compra. Esse método funciona tanto, que inclusive a Renove utiliza dele.
2º Método obrigatório em Lojas Virtuais: Quem viu este, também comprou
Além de mostrar mais um pouco do seu catálogo para quem está navegando na sua loja virtual, indica que pessoas com o gosto parecido adquiriram mais produtos, ou seja, induz a comprar outros também, porque outras pessoas o fizeram e se sente confiante em prosseguir.
Uma simples funcionalidade gera confiança no seu cliente de comprar de você e gera no subconsciente dele, você como uma autoridade no que faz ou comercializa.