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Como planejar o conteúdo das redes sociais da minha empresa?

As redes sociais já fazem parte da nossa realidade há um bom tempo, mas ainda existem muitas empresas que ainda estão dando os primeiros passos em questão de utilizar a produção de conteúdo como uma ferramenta estratégica de marketing. Postar uma foto ou vídeo é muito fácil e rápido, porém a chance de isso não […]

Rafael Azevedo divider text 06/03/2023

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Como planejar o conteúdo das redes sociais da minha empresa?

As redes sociais já fazem parte da nossa realidade há um bom tempo, mas ainda existem muitas empresas que ainda estão dando os primeiros passos em questão de utilizar a produção de conteúdo como uma ferramenta estratégica de marketing.

Postar uma foto ou vídeo é muito fácil e rápido, porém a chance de isso não atingir nenhum resultado com seu público é grande se o que for postado não tiver sido planejado nem tiver um objetivo bem definido. É aí que entra o planejamento de conteúdo e vamos mostrar como ele é fundamental para potencializar seu negócio utilizando as redes sociais.

Em primeiro lugar, é preciso olhar as redes sociais como um ativo da sua empresa, pois elas são capazes de atrair mais clientes, gerar lucro e reconhecimento de marca. Então, faz sentido englobar o gerenciamento do que é colocado nesses canais como uma ferramenta dentro de toda a estratégia de marketing que vier a ser desenvolvida para que seu negócio atinja os objetivos a serem alcançados. A partir daí, existem alguns passos antes de planejar seu conteúdo.

1. Defina objetivos de curto, médio e longo prazo

É claro que o objetivo final de toda empresa é a venda, porém vender por vender não gera valor na mente de quem segue sua empresa nas redes sociais. Sendo assim, ao planejar o conteúdo, devemos ter em mente outros objetivos a serem cumpridos em curto, médio e longo prazo.

Conteúdos aleatórios, que não são alinhados com o que sua empresa faz, não trazem reconhecimento de marca, o que por consequência faz com que as pessoas não identifiquem seu negócio num primeiro momento ou fiquem confusas quanto a confiança que deveriam depositar no que você faz. Isso afasta novos seguidores e potenciais clientes.

O perfil da sua empresa tem muitos seguidores, mas eles não engajam nos seus posts nem compram de você? Então, pense em gerar conteúdo de valor para que esses seguidores identifiquem que tem algo que só você pode entregar para ele, seja um produto, serviço ou conhecimento.

Se você já converteu esses seguidores em venda, pode fazer com que eles indiquem sua empresa para outras pessoas, continuando a oferecer conteúdo que tenha valor e atraindo novos seguidores e potenciais novos clientes.

2. Nem todas as redes sociais são iguais

Sabemos que nem todo mundo dispõe de tempo necessário para produzir conteúdo diferente para cada plataforma, mas a realidade é que cada rede social tem uma linguagem e um usuário que se comporta de maneira diferente. Por exemplo, um vídeo no Tik Tok não faz sentido para o Linkedin, um passo-a-passo mais detalhado no Youtube não receberia nenhuma atenção se aparecesse no formato de carrossel no Instagram, e por aí vai. 

Por isso, quando o planejamento de conteúdo é feito, é preciso verificar qual é a rede social que seu público mais interage e focar ali, para que o que for produzido não seja desperdiçado. É importante também observar a linguagem de cada canal na hora de definir o que vai ser postado, para que esteja de acordo com o que o público espera encontrar em sua timeline.

3. Entenda quem é a sua persona

Muitas vezes, a persona da sua marca é algo que fica no ar e não se transforma em algo mais identificável pelo público quando ele não tem a oportunidade de interagir com ela.

Produzir conteúdo é a oportunidade perfeita para dar voz a essa persona!

Através dela, é possível se comunicar de forma muito mais assertiva, já que ela vai traduzir a linguagem e as preferências do seu público-alvo, gerando identificação. 

Por isso, é fundamental estruturar quem é sua buyer persona dentro da estratégia de marketing, pois a partir daí será dado o tom da comunicação que sua marca vai adotar de acordo com o planejamento de conteúdo realizado.

4. Interação é a palavra de ordem

De nada adianta planejar o conteúdo e deixá-lo alinhado com as estratégias de marketing para suas redes sociais se você não interagir com seu público. Estabelecer uma rotina de responder comentários, compartilhar elogios e solucionar dúvidas é fundamental. Também é importante manter o público quente através de conteúdos rápidos, como os stories, para que seu conteúdo continue sendo entregue pelo algoritmo e seu perfil gere mais engajamento.

Pode parecer redundante, mas quanto mais social você for nas redes, mais será visto e lembrado!

5. Evite desvios de rota

A tentação de abandonar um planejamento de conteúdo é grande quando o resultado não aparece rapidamente. Porém, não é aconselhável abandonar todo o trabalho pensado para atingir os objetivos estabelecidos sem uma nova análise ou um novo planejamento. Isso pode causar confusão naquele público que você já conquistou e que já sabe o que esperar do que você entrega como conteúdo pra ele.

Caso seja necessário, estabeleça espaços para pautas relevantes dentro do seu planejamento, desde que essa pauta faça sentido para a comunicação da sua marca.

Assim, se houver algo que surja de imperdível naquele momento, você não será o único a não falar do assunto, e seu planejamento pode seguir em frente dentro do que foi previamente estabelecido.

Depois de planejar estrategicamente seu conteúdo, não esqueça de fazer uma análise de resultados para identificar se os objetivos foram atingidos em cada etapa do processo. Só assim, será possível continuar na mesma rota ou traçar novos caminhos a seguir, de acordo com os dados obtidos.

Por isso, a Renove cuida para que todas as estratégias de marketing estejam sempre alinhadas com a criação de conteúdo para as empresas que fazem parte do nosso casting.

Entre em contato com a gente e veja como potencializar seu negócio!

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