Você já ouviu falar em “copy”?
Copy (ou copywriting) nada mais é do que um termo que utilizamos no marketing digital para se referir a textos estratégicos, que podem ser utilizados em diferentes formatos, como e-books, anúncios, publicações, sites ou blogs.
Sim, esse texto que você está lendo, é uma copy!
O conceito do que chamamos hoje em dia de copy ganhou muita fama por conta do mercado digital, mas ele já é aplicado há muitas décadas, em jornais, rádios, TVs, outdoors, revistas e outros meios de comunicação.
A diferença da copy para um texto comum é que nela são utilizadas diferentes técnicas de escrita e persuasão que levam a um objetivo, podendo ser o de informar, gerar envolvimento, ou como acontece na maioria das vezes, realizar uma venda.
Uma técnica bastante utilizada nesse tipo de texto, é a inserção de gatilhos mentais, que são títulos ou frases que geram um determinado sentimento nos leitores e trazem mais personalidade e confiança ao seu negócio.
Um gatilho mental bastante conhecido, por exemplo, é o de escassez. Ele é bastante utilizado em promoções relâmpago ou para sinalizar que a disponibilidade de um determinado produto ou serviço está para chegar ao fim.
“Somente hoje”, “Últimas vagas”, “Restam apenas 3 unidades” são alguns exemplos de títulos que utilizam o gatilho mental de escassez, que despertam no leitor um sentimento de urgência em adquirir determinado produto ou serviço.
Ainda também existem técnicas de formatação de texto, como o AIDA (Ação, Interesse, Desejo e Ação) e o PAS (Problema, Ação e Solução) que também servem para atrair leitores e gerar tráfego para o seu site de vendas.
Conclusão
Como podemos ver, a Copy não é apenas um texto comum, mas sim um texto muito bem pensando, que se utiliza de técnicas de marketing e psicologia em toda a sua estrutura, com o objetivo de gerar conversão e vendas para o seu negócio.