Recebemos muitas dúvidas de pessoas que querem começar um e-commerce e estão em busca de um norte. Sabemos que os primeiros passos são sempre os mais difíceis, entendemos também que, começar um negócio na internet não é tão simples, mas também não é um monstro de sete cabeças!
Pensando nisso, montamos um processo infalível para o lançamento de um e-commerce de sucesso:
1º Defina o seu carro chefe de acordo com o seu seguimento de afinidade: Abraçar o mundo nem sempre é o caminho mais rápido de obter um retorno sobre o investimento, para começar defina o seu setor seja ele moda, livraria, acessórios para decoração, pet … Depois defina um subgrupo desse setor, se for moda, o foco da sua loja será roupa feminina, masculina, sapatos ? As opções são bem diversas.
2º Quem compraria o seu produto: Determinado os produtos, qual o tipo de pessoa que teria interesse e capital para comprar de você, é necessário pensar em fatores sociais, geográficos, psicológicos … Essa pessoa tem qual idade? Onde ela mora? O que ela gosta? O que ela poderia comprar a mais como um complemento? Essa pessoa precisa ter um rosto, um gênero, um estilo, pois, toda a sua comunicação será baseado nela.
3º Quem será seu fornecedor: Agora sim entramos na questão investimento, após a pesquisa do comprador ideal, pois o fornecedor não oferece apenas preço baixo, tem a questão de logística e qualidade do produto que será revendido, esses são fatores decisivos no preço, depende exclusivamente do quanto o seu comprador esta disposto a gastar de acordo com o valor que ela viu na sua marca, lembrando que preço e valor são questões totalmente diferentes. Antes de pensar na questão concorrência, que tem um pequeno peso (não o mais importante), mas o padrão do mercado não deve ser ignorado, se o objetivo é não fracassar.
4º Escolha uma plataforma que suporte a sua logística: Como você vai ser pago e enviar o seu produto, a plataforma tem um peso muito importante nesse processo, ela deve permitir diversas formas de pagamento, de preferencia calcular o frente e suporta a sua demanda. Escolher as formas de pagamento é um processo indispensável, no mundo virtual as opções são diversas, uma pesquisa recente revelou que 75% dos consumidores preferem pagar com cartões de crédito ou débito. Ou seja, tenha mais de uma opção para o seu cliente efetuar o pagamento, além de opções digitais como PayPal, entre outros.
E o marketing, onde entra nesse processo?
As mídias sociais andam de mãos dadas com a loja virtual, ela servem como uma forma de captura e fidelização. Através de campanhas estratégicas é possível ganhar vendas e o marketing de relacionamento no dia a dia, vai fazer com que a pessoa enxergue cada vez mais o seu produto como algo indispensável na vida dela, fazendo com se torne um lover da sua marca, ou seja, ela não apenas vai comprar de você, como vai estar engaja no conteúdo postado diariamente, curtindo, comentando, como também compartilhando no mundo on e off.
Para montar um conteúdo de sucesso nas mídias, que gere envolvimento e vendas, é necessário pensar em:
• Lançamento: Comece apresentando o seu produto e gerando curiosidade, use e abuse de gatilhos mentais de curiosidade, autoridade, escassez, solução testada, especificidade … A lista é imensa! Uma dica de ouro é: como as grandes empresas do seu seguimento fazem o lançamento dos seus produtos? Empresas como a Apple (citada aqui várias vezes), Nike, Vivara, etc. Como elas conseguem gerar a curiosidade, muitas vezes em um produto até que conhecido, porém, apresentado de outra forma, fazendo com que os consumidores enlouqueçam de curiosidade. Essa dica vale também para produtos que não são tangíveis, um grande exemplo é o que a Marvel esta fazendo com os lançamentos dos seus próximos filmes, gerando conteúdo que revelam, ou não, a data do próximo trailer, o que pode ou não acontecer com os personagens, gerando uma expectativa no seu público, com o intuito de fazer com que o retorno venha na primeira semana de lançamento.
• Minimizar a dor: Pense como um consumidor! Faça com que ele perceba que tem um problema, que nem ele mesmo sabia e apresente o seu produto como uma solução. Somando a curiosidade com a dor. Não precisamos dar um exemplo que talvez você ache inalcançável, estamos fazendo um lançamento no Facebook e Instagram de um restaurante que será inaugurado aqui na nossa cidade, o produto dele é único na cidade, ainda não anunciamos a data, mas os comentários são todos em torno desse assunto, pois as pessoas querem o que é diferente, elas precisam provar do nunca provaram. Sabemos que isso funciona.
• Estar presente: Agora não adianta de nada ter uma página ou um perfil e não estar verdadeiramente presente nessas redes, não responder comentários e mensagens de potenciais clientes, a manutenção é mais importante do que a captação. Então esteja presente, nutrindo o seu público, criando um relacionamento com ele, fazendo assim com que ele se torne fiel a sua marca.
Lance o seu produto, crie conteúdos relevantes para esse público, eduque eles, mostre que você confia e entende do que esta vendendo. Apresente os problemas mais urgentes e intensos do meu público e desenvolva postagens que mostra soluções simples para resolver ou minimizar essas “dores”.
E o mais importante, esteja ativo nas redes sociais, elas são poderosas ferramentas, se utilizadas da maneira correta, você conquista confiança e autoridade no seu setor.
Além das mídias, é possível investir em e-mail marketing, desenvolvendo o envio de campanhas de e-mails, para gerar listas com os e-mails dos seus clientes e possíveis clientes, você pode desenvolver um conteúdo exclusivo para eles, realizando disparos de e-mail marketing ou segmentando campanhas exclusivas para eles. E melhorando cada vez mais o conteúdo dessas campanhas analisando os feedbacks das pessoas.
Revelamos aqui o segredo do sucesso, espero que essas dicas te ajudem a dar os primeiros passos no lançamento do seu e-commerce, se precisar de uma ajudinha, pode contar com a nossa equipe!