Guest Post, em tradução literal para o português significa ‘post convidado’. Ou seja, é um texto que alguém publica em um blog como autor convidado. O dono da página cede um espaço para que o convidado escreva artigos e promova conteúdos de qualidade para sua audiência. Por sua vez, o autor convidado, pode incluir no texto links que redirecione para seu próprio blog.
Normalmente, essa prática ocorre como uma troca de conteúdo entre os parceiros – ou seja, cada um deles escreve e publica artigos no blog um do outro. Essa técnica é uma estratégia de Marketing de Conteúdo, que têm como objetivo gerar mais engajamento, audiência, autoridade e visibilidade, tanto para o blog, quanto para o convidado.
Essa prática, é benéfica tanto para quem escreve quanto para quem cede o espaço para ser publicado. Além de beneficiar os leitores do conteúdo, terão acesso a textos uteis e enriquecedores relacionados aos seus interesses.
O guest post também ajuda a torná-lo uma autoridade naquele segmento. Afinal, se você foi convidado a escrever sobre um determinado assunto é porque você entende sobre ele, correto? Desta forma, os benefícios são mútuos.
O que caracteriza um Guest Post?
O auto convidado precisa seguir algumas orientações do dono do blog, como manter o padrão de comunicação, escreves artigos sobre temas condizentes com o segmento, oferecer conteúdo benéfico e interessante que agreguem valor e informações para os leitores e, claro, escrever um texto corretamente.
Guest Post, não é escrever sobre si ou promover seu produto, serviço ou negócio. Você pode utilizá-los como exemplos, mas não use de propagandas. Isso pode prejudicar sua imagem, assim como do blog que te convidou.
Quais as vantagens de fazer um Guest Post
Trocar guest post pode te trazer muitas vantagens, dentre algumas podemos destacar:
Maior Audiência
Com textos em blogs de parceiros, você atinge os leitores que acessam aqueles conteúdos. Significa que mais pessoas passam a ter acesso aos seus trabalhos, ficam sabendo quem você é e pode gerar mais tráfego para o seu blog.
Expande contatos
Com as parcerias, você expande sua rede de contatos e pode criar um vínculo com empresas e profissionais da sua área de atuação ou também, de nichos de mercados semelhantes.
Influência e Autoridade
Como já mencionamos, se você é convidado para escrever sobre um assunto é sinal de que entende sobre ele. Desta maneira, você consegue se posicionar como autoridade para as outras pessoas. Aumenta a sua influência no segmento, pode inclusive, receber novas propostas de guest post. Assim, você constrói sua imagem e passa a ser referência na sua área de atuação.
Obter benefícios de SEO
Uma das estratégias de SEO mais importantes, é o link building. Isso significa, que ter links em outros sites apontando para o seu blog é extremamente importante para o Google. Os sites que não possuem links externos, dificilmente obtém um bom ranqueamento nos motores de buscas. Por isso, ao fazer guest post inclua alguns links (mas não abuse, ok?) que levam até sua página.
Afinal, como conseguir parceiros e trocar Guest Post?
Agora que você conhece como fazer e os benefícios do guest post, chegou a hora de procurar parceiros.
Primeiramente, faça uma prospecção de blogs que poderiam fazer parceria com você. Claro, de preferência, que sejam blogs que sejam do seu segmento. Afinal, se você vende produtos esportivos, têm que buscar blogs esportivos, não blogs de culinária, por exemplo.
Depois, pesquise sobre esses blogs. Busque sobre a reputação, autoridade que têm no assunto, contato dos responsáveis. Escolha alguns e entre em contato oferecendo parceria.