Problemas de comunicação, resultados fora do esperado e muito estresse! Esses são só alguns dos problemas que um briefing mal construído pode causar a uma equipe. Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre a importância do briefing para sua empresa.
Existe um longo caminho traçado para o sucesso de um projeto. E como toda boa jornada, existem muitas pedras no caminho. Imagine agora o quão mais fácil seria passar por tudo isso com um mapa que lhe desse a melhor rota para atingir seus objetivos?
É exatamente isso que ele deve fazer: nortear sua equipe para que o sucesso seja alcançado. Entretanto, quando mal estruturado, o briefing pode se tornar o maior dos problemas.
Mas o que é um briefing?
Rafael Sampaio, autor do livro Propaganda de A a Z, classifica o briefing como “um documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los”.
De modo prático, o melhor exemplo para enxergar um briefing é como um mapa.
Não importa se é usado para traçar rotas de viajem no aplicativo do Uber, ou o plano de invasão de um exército em um filme de ação, os mapas sempre possuem o mesmo propósito: nortear ações. E um briefing possui o mesmo propósito.
É através dele que se obtém todas as informações relevantes para que um projeto ou estratégia sejam criados e executados.
Existe fórmula mágica para o briefing perfeito?
Infelizmente, a resposta é não. Apesar de ser uma ferramenta coringa e fundamental para qualquer estratégia, ele não possui sequer um modelo específico ou mais efetivo.
A razão para isso é simples: ele deve se adaptar ao cenário que está inserido, afinal algumas perguntas feitas para um cliente x podem não ser tão úteis para um cliente y.
Mas se você quer garantir o melhor resultado com as informações do seu briefing, aqui vão 3 dicas matadoras:
– Estude previamente seu cliente antes de montar um briefing. Assim você descobre logo de cara quais perguntas não podem faltar.
– Anote cada dúvida ou curiosidade surgir enquanto você aprende sobre este cliente. Isso evitará que seu briefing seja incompleto.
– Anote também ideias e informações interessantes sobre o mercado ou o assunto que vocês pretendem trabalhar. Esse é o elemento crucial para conseguir fazer a criatividade fluir nas reuniões, e assim conseguir ainda mais informações!