Está para iniciar um novo negócio, mas ainda não sabe por onde começar?
Com esse guia, você vai descobrir o passo a passo de tudo o que você precisa para posicionar e divulgar a sua marca para, enfim, conseguir os seus primeiros clientes através da internet.
Passo 1: Comece com a construção visual
Quando falamos sobre marca, geralmente algumas imagens de logos de empresas famosas como Nike, Mc Donald's ou Coca-Cola vêm à nossa mente. Isso não é à toa! Essas empresas grandes investiram muito para que as suas respectivas marcas se tornassem referências mundiais em seus respectivos mercados de atuação.
Ao investirmos em branding, isso é, na comunicação visual da marca, podemos transmitir todos os valores da nossa marca com apenas uma imagem. Hoje, no mundo digital, onde somos bombardeados de informação o tempo todo, ter uma estratégia de branding bem estruturada é essencial para quem está iniciando um novo negócio poder se destacar em meio a tantas distrações.
Empresas com nomes genéricos e logotipos amadores podem acabar não passando credibilidade e confiança ao público que deseja atingir. Por isso é importante investir em uma comunicação visual que consiga gerar identificação com o seu target através de toda a representação visual que compõe a marca, isso é, logo, cores, fontes, etc.
Passo 2: Invista em plataformas de negócios online
Após ter definido toda a sua estratégia de comunicação, chegou o momento de lançar o seu negócio na internet. Algumas das maneiras mais populares e eficazes de se obter êxito através de vendas online para quem está iniciando, é investindo em plataformas como:
Site
Ter um site próprio é essencial para poder posicionar a sua marca na internet.
Isso porque você tem total controle sobre o conteúdo e elementos que compõem a sua página e pode ter acesso a informações valiosas como quantidade de visitas, páginas mais acessadas, informações de contato de clientes e muito mais.
Além disso, as principais plataformas de anúncios (mais informações no próximo passo) exigem que se tenha um site para redirecionar as pessoas que clicarem em seu anúncio.
Google Meu Negócio
Essa plataforma criada pelo Google, o site de buscas mais utilizado no mundo, ajuda a posicionar seu negócio e deixá-lo mais fácil de ser encontrado pelas pessoas que utilizam os principais serviços do buscador.
Nela você consegue adicionar informações como: site, horário de funcionamento, informações de contato, endereço, fotos e receber avaliações de outros clientes que podem ajudar a impulsionar a reputação do seu negócio.
Redes Sociais
As redes sociais são as plataformas que mais ajudam a potencializar o reconhecimento da sua marca e gerar um relacionamento mais próximo com o seu público.
Isso porque elas permitem que você crie uma comunicação direta e constante com as pessoas que estão interessadas no seu negócio. Além disso, as redes sociais também são ótimas para a divulgação de conteúdos relevantes e interessantes para novos negócios, que podem gerar engajamento e fidelização dos clientes.
Por isso, o conteúdo gerado nos perfis da rede social da sua empresa deve ser estrategicamente planejado.
Isso significa que você precisa pensar cuidadosamente em cada postagem para garantir que ela esteja alinhada com os objetivos da sua marca e que vai realmente interessar o seu público-alvo.
Além disso, é importante monitorar constantemente as métricas das suas redes sociais para ter certeza de que o seu conteúdo está realmente impactando positivamente o seu novo negócio.
Passo 3: Encontre e seja encontrado
Após ter posicionado sua marca conforme os passos anteriores, chegou a hora de encontrar o seu público, e a melhor forma de isso acontecer é através dos anúncios.
Hoje em dia, existem duas plataformas de anúncio que mais se destacam e geram resultados positivos para as empresas que investem em marketing digital. São elas: Google Ads e o Facebook Ads.
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, e serve para mostrar o seu site como resultado para pessoas que pesquisam por produtos, serviços ou soluções no Google (ou outras plataformas e sites parceiros do Google) que o seu novo negócio pode oferecer.
Já no Facebook Ads, o seu anúncio é mostrado de forma passiva, ou seja, as pessoas são impactadas no Facebook e Instagram, com base nos interesses que elas têm, sem precisar fazer uma pesquisa para ativar o anúncio.
Para se ter êxito em ambas as plataformas, é necessário configurar a campanha com base em pesquisa de mercado, comportamento do público alvo, dados geográficos e diversos outros fatores que influenciam indiretamente na estratégia da campanha.
Quando se trata de um novo negócio, é fundamental considerar todos esses aspectos para ter sucesso no marketing digital.
Quando se trabalha com marketing digital, é necessário ter paciência e muito estudo até conseguir ter sucesso com suas vendas na internet.
Além disso, é importante destacar que a construção de uma estratégia de sucesso pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso de um novo negócio.
Porém, sabemos que nem todos os empresários têm tempo para poder imergir mais nesse assunto, especialmente quando se trata de um novo negócio.
Por isso, a Renove conta com um time de especialistas com experiência em estratégia de campanhas digitais nos mais diversos nichos de mercado, para garantir que você consiga realizar as vendas do seu novo negócio de forma mais rápida e lucrativa.
Clique aqui e fale hoje mesmo com um de nossos consultores!