Marketing Digital simplificado!

Se você ainda tem dúvidas ou não sabe o que é o MARKETING DIGITAL, LEIA esse artigo até o final e entenda a importância de aplicá-lo na sua empresa!

Antes de falar sobre o marketing digital, você precisa entender o que é o marketing tradicional, qual seu campo de estudo e para o que ele serve.

O objetivo aqui não é se aprofundar no que é o marketing, mas esclarecer dúvidas sobre sua importância e o porquê você deve começar agora a aplicá-lo na sua empresa.

Então o que é Marketing?

A palavra Marketing aqui no Brasil, sempre levou a entendimentos que não correspondem ao seu verdadeiro conceito e objetivo.

A palavra do inglês Market, significa mercado. Marketing, portanto, pode ser traduzido como Mercadologia, Comercialização ou mercancia. Marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo e necessidades do mercado e seus principais componentes.

Segundo Philip Kotler

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

O grande ideal da área de Marketing Identificar uma necessidade existente em seu mercado-alvo e promover o crescimento da marca e das vendas através da satisfação do seu público-alvo.

O marketing também acompanha a evolução e o comportamento do consumidor, de modo a criar relacionamentos duradouros e fiéis com esses clientes.

 Agora que você já entendeu o que é o marketing e qual é seu campo de estudo, é importante você conhecer algumas de suas categorias.

5 categorias do Marketing que você precisa conhecer.

Listamos 5 categorias para você entender a sua dimensão.

a) Marketing Offline: conhecido como Marketing tradicional, são estratégias ou ações realizadas fora da internet, como anúncios em jornais, Telemarketing, distribuição de brindes, entre outros.

b) Outbond Marketing:
é uma ação em que a empresa vai atrás do cliente realizando uma abordagem ativa para conquistar novos clientes.

c) Marketing de Afiliados: ficou famoso pela forma como empreendedores expandem a venda de seus produtos pela sua rede de afiliados através de um link. Os tipos mais comuns de produtos são: softwares, cursos online, Infoprodutos e e-books.

d) Inbound Marketing
: ao contrário do Outbond, o Inbound Marketing visa atrair, encantar e reter o cliente, criando um relacionamento fiel e duradouro, tornando os clientes defensores da marca.

e) Marketing de Performance: é uma estratégia do marketing digital em que as ações são pagas com base apenas no desempenho da campanha, anúncio ou quando a conversão desejada ocorre.

Agora que já entendemos um pouco sobre o que é o Marketing e a sua extensão, vamos entender o Marketing Digital.

Afinal o que é o Marketing Digital?

A internet surgiu em 1960, e juntamente surgiu o Marketing Digital, porém ele se popularizou apenas em 1990, época em que houve o chamado “boom da internet”, e mais pessoas tiveram acesso a ela.

O Marketing digital ou Marketing Online, é o conjunto de técnicas que as empresas usam para alavancar suas marcas no meio digital, aumentar a visibilidade e sua rede de relacionamento.

À medida que as pessoas têm mais acesso à internet, as empresas procuram se posicionar, para não caírem no esquecimento.

Existem muitas maneiras de posicionar sua marca ou empresa na Internet, mas um bom gerenciamento só irá ocorrer se você tiver um objetivo de onde você quer chegar.

Um bom plano para criar uma presença digital deve conter 3 importantes etapas:

▪️ Planejar e definir objetivos.

▪️ Medir o desempenho.

▪️ Adaptar-se às mudanças tecnológicas do setor e se antecipar às tendências.

Um planejamento estratégico irá ajudar você a se manter focado para alcançar o seu objetivo. Os objetivos variam de uma empresa para outra, e podem ser para atrair Leads¹, nutrir prospects², se relacionar melhor com os clientes, aumentar o engajamento com o público, fortalecer a marca.

Leads¹ são prováveis clientes que de forma espontânea deixam suas informações de contato em troca de algo que lhes traga valor, por exemplo, um e-book, conteúdo, notícias, entre outros. Já os prospects² são empresas ou pessoas que já estão em negociação com você, e se tudo der certo, ele irá se tornar um cliente.

É muito importante entender qual canal digital é o ideal para o segmento da sua empresa, de acordo com seus objetivos e quais ferramentas você irá usar.

Essas são algumas das ferramentas no meio digital que podem ser usadas em uma estratégia, por exemplo, e-mail marketing, SEO (mecanismos de buscas), marketing de conteúdo. Além disso, definir objetivos pode ajudá-lo nos primeiros passos para entrar no mundo digital, e identificar alguns pontos antes de tomar as decisões.

Princípios do marketing digital

A era do marketing digital chegou para ficar e à medida que os consumidores mudam seu comportamento de compra, a necessidade das empresas em expandir o mercado muda também.

Atrair, engajar e encantar o público irá ajudá-lo a criar promotores da marca, e eles vão ajudar no crescimento da sua marca mais rápido.

Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE cerca de 82,7% das residências hoje possuem acesso à internet, ou seja, o seu público está lá. E para te ajudar a começar de forma assertiva no meio digital separamos alguns dos princípios do marketing digital.

  • Pesquisa de mercado: aqui você identifica seu público-alvo, como ele se comporta, como seu concorrente se posiciona, e ainda consegue considerar tendências e novas oportunidades.
    O mercado está cheio de oportunidades, é importante você identificar seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e as ameaças ao redor do seu negócio.
  • Público-alvo: É a determinação de um grupo de indivíduos potenciais para adquirir o seu produto ou serviço. É definido por faixa etária, região, costumes entre outros dados geográficos ou comportamentais, que vão contribuir para direcionar o seu produto ou serviço.
  • Resposta rápida: O meio digital irá oferecer para a empresa uma resposta imediata, positiva ou negativa do seu público, permitindo que seu posicionamento e suas estratégias se adaptem rapidamente conforme as mudanças. Diferente do marketing offline que demanda um tempo para um retorno das informações, dificultando um direcionamento mais rápido e eficaz.
    No meio digital você consegue diversas informações como: idade, gênero, país, interesses de buscas, dispositivo que usou para o acesso, horários com maior frequência, entre outros.
  • Marketing de conteúdo: esse princípio irá nutrir seus prospects e leads através dos conteúdos relevantes para cada etapa do funil de vendas.
    Ele não só irá atrair novos visitantes, como irá manter os que já estão dentro informados, auxiliando em cada etapa desse funil até a conversão para uma venda.
  • Persona: Persona é um personagem fictício, criado por dados e suposições que irá representar seu cliente ideal, os problemas que ele enfrenta, quais suas dores e como você pode contribuir com ele.
    Através desse personagem, você consegue direcionar conteúdos e campanhas, para solucionar os problemas e dores do seu lead, fazendo com que ele te veja como um recurso.
  • Terceirização de serviços: existem empresas no mercado especializadas em Marketing digital, que auxiliam outras empresas a conquistarem seu posicionamento.
    Elas criam estratégias únicas direcionando sua empresa, para alcançar seus objetivos dentro do seu mercado e público-alvo. A terceirização de serviços de marketing digital, te deixa livre de uma tarefa essencial e importante, para que você cuide de outras coisas importantes na sua empresa.

Se você já entendeu a importância de se posicionar e expandir seu negócio através do marketing digital, agora você precisa conhecer os canais digitais e para qual finalidade serve cada um deles.

7 Canais de Marketing Digital que podem fazer parte da sua estratégia.

Existem várias formas de se posicionar no mercado através do Marketing Digital, e os canais digitais são excelentes oportunidades para as empresas se posicionarem.

Canais é todo meio de interação escolhido por uma empresa para se comunicar com o cliente, como: telefone, jornais, outdoors, televisão, rádio entre outros. E os canais digitais são os meios escolhidos pela empresa para se comunicar com o cliente de forma online.

Iremos apresentar alguns dos canais digitais mais importantes para que sua marca decole e não fique para trás no mercado.

Cada canal digital apresenta um objetivo. E dentro da sua empresa, alguns podem funcionar e outros não. É importante você saber, onde seu público se encontra para se comunicar com ele de forma eficaz.

Ex.: se o seu público se encontra no Instagram e no Facebook, não faz sentido você se posicionar no Twitter.

Após entender seu segmento, quem é seu público-alvo, definir o planejamento estratégico é hora de ver qual canal digital vai te levar a alcançar seu objetivo.

  1. Redes Sociais: as redes sociais são um ótimo meio das marcas se posicionarem, estreitando seu relacionamento com o público, pode ser entregue para toda e qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

    Muitas empresas usam para criar uma identidade da sua marca, a tornando presentes no dia a dia das pessoas. Podem ser entregues conteúdos através de posts contendo: vídeos, textos, imagens, em alguns casos links externos, conforme cada plataforma. Por exemplo: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Snapchat e TikTok.
  2. Email Marketing: É uma ferramenta de comunicação personalizada, você pode usá-lo para enviar atualizações sobre seus produtos e serviços, fazer um comunicado, enviar um lembrete, entre outras coisas.
    Existem alguns ‘softwares’ que permitem você personalizar as mensagens para cada cliente, tornando esse relacionamento muito mais pessoal.
  3. Blog: ferramenta perfeita para entregar conteúdos relevantes que tenham a ver com seu produto, que entreguem valor para o seu público-alvo, sem oferecer diretamente o seu produto/serviço.
    Quando você entrega valor você gera autoridade sobre o assunto, sua marca e você se tornam referência no mercado.
  4. Google meu negócio: É ferramenta que facilita o cliente encontrar sua empresa, por uma pesquisa feita em qualquer aparelho com acesso à internet.
    A empresa consegue disponibilizar informações como: endereço, telefone, horário de atendimento, produtos/serviços que você oferece, média de preço e até mesmo avaliações de outros usuários.
  5. Site Institucional: utilizados pelas empresas para apresentar sua marca, os sites contêm as informações relevantes de uma empresa, fazendo com que ela seja vista de uma maneira diferente no mercado.
  6. Landing Pages: são páginas que contam com elementos para uma conversão de leads direta, normalmente acompanhadas de uma oferta ou da entrega de um brinde (podendo ser um e-book) gerando um cadastro.
  7. YouTube: plataforma de compartilhamento de vídeos, os usuários conhecidos como “YouTubers”, criam canais para entregar conteúdos relevantes, para seu público.
    Você pode se inscrever nos canais, virar membros, compartilhar e curtir os vídeos, e ainda possui a funcionalidade de ativar notificações para quando for postado um vídeo novo você seja avisado.

Dica: é possível criar anúncios, conhecidos como Ads (advertisement), em quase todas as plataformas onlines, nas redes sociais Facebook e Instagram, LinkedIn, no Youtube e outras ainda disponíveis.
Iremos explicar melhor logo abaixo em Mídia Paga.

4 Estratégias do marketing digital que você pode aplicar na sua empresa.

Além de saber quais os canais que sua empresa pode atuar, é importante você escolher uma estratégia que seja eficaz. É importante para sua empresa que o planejamento estratégico te leve até seus objetivos.

Separamos 4 estratégias que empresas campeãs usam para se posicionarem no meio digital e qual o objetivo de cada uma.

  • REDES SOCIAIS: as redes sociais são uma ótima estratégia para sua empresa, são excelentes plataformas de comunicação e interação com o público, proporcionando resposta rápida. Além disso, facilita na identificação da sua persona, e em inúmeras tomadas de decisões. Podem ser utilizadas para compartilhamento, criação de anúncios, divulgação de eventos, e fortalecimento da marca. Cada rede social apresenta sua particularidade, então entenda seu objetivo e explore todas as oportunidades que uma rede social pode te oferecer.
  • SEO (Search Engine Optimization): para quem busca o marketing digital, aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google é com certeza a melhor forma de se posicionar no mercado.
    Quando o usuário faz a pesquisa no Google para encontrar algo, se a sua empresa não aparecer, logo você não conseguirá vender.
  • MÍDIA PAGA: É uma estratégia para empresas que buscam um resultado rápido, onde você paga por cliques ou visualizações dos anúncios. A mídia paga se concentra em colocar seus anúncios nos sites através do Google Ads e nas Redes sociais como Instagram Ads e Facebook Ads.
  • REMARKETING: é uma estratégia de mídia paga no marketing digital, que permite seus anúncios do Google Ads apareçam para o usuário de acordo com seu comportamento.

    De forma simples, ele segue o usuário nas páginas seguintes após ele interagir de alguma forma com seu produto ou serviço, incentivando o usuário a voltar ao seu canal e realizar uma ação.
    Através dessa estratégia você consegue mensurar o desempenho da sua campanha, e obter dados para tomadas de decisão.

    Não esqueça da otimização de palavras-chave para os mecanismos de buscas, é algo que não pode faltar no seu planejamento.

Como colocar sua empresa no marketing digital?

Agora que você já entendeu o básico do Marketing Digital, e principalmente, se a sua empresa ainda não está no mundo online, chegou a hora de parar de perder potenciais clientes e queimar seu dinheiro.

Comece hoje mesmo nesse mundo cheio de oportunidades, onde a tendência de crescimento não para.

É visível o crescimento da busca pelo marketing digital, para se posicionar e encontrar mais clientes e se conectar com seu público-alvo.

Independentemente do tamanho do seu negócio, é muito importante se fazer presente no meio digital, mas como você pode fazer isso?

  • Você pode começar criando uma conta no Google Meu Negócio, como já dissemos anteriormente, é uma ferramenta muito importante e essencial.
  • Crie um site para a sua empresa, onde os clientes podem conhecer seus produtos ou serviços.
  • Se faça presente nas redes sociais, conforme o seu negócio, existem redes sociais mais indicadas e outras menos, isso depende do seu público-alvo.
  • Use o tráfego orgânico e o tráfego pago (Entenda o que são e a diferença deles aqui!)
  • Crie conteúdos relevantes.
  • Construa um plano de Marketing Digital, é muito importante ter um objetivo traçado, e para isso é necessário planejamento.
  • Investir em empresas especializadas na área de marketing digital é sem dúvidas um dos melhores investimentos.

Além de oferecerem uma estratégia personalizada para seu negócio, você terá muito mais tempo para focar em outras áreas importantes do seu negócio!

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