Redes Sociais, a IMPORTÂNCIA para sua empresa!

QUAL A IMPORTÂNCIA DA SUA EMPRESA ESTAR NAS REDES SOCIAIS ATUALMENTE?

Não é segredo para ninguém que as redes sociais se tornaram ótimas estratégias para posicionamento das marcas frente ao mercado.

Nos últimos anos a internet apresentou um crescimento bastante notável. Com o tanto de usuários cadastrados, as redes sociais são uma ótima forma de negócio para diversas empresas, que a cada dia mais vêm investindo em marketing digital.
Ainda existem empreendedores que perdem ótimas oportunidades por ficarem receosos ou não saber como trabalhar a sua marca nas redes.

Por isso, nesse artigo você aprenderá a importância de posicionar a sua empresa nas redes sociais.

O que são as Redes Sociais?

Redes sociais são canais digitais, e um dos seus objetivos principais é: criar e manter um relacionamento social ou corporativo, compartilhando relações, valores e objetivos em comum, conectando pessoas, marcas e empresas pelo mundo.

Por meio das redes sociais, você pode compartilhar seu dia a dia, gostos, preferências, localização, curtir páginas, seguir empresas e pessoas, se tornar membro de grupos, divulgar eventos, ofertar produtos entre outros.
É um canal que oferece entretenimento, serviços, conteúdos e outras infinitas possibilidades que você pode aproveitar para divulgar seu negócio.

Entendendo as principais Redes Sociais.

Agora que você entendeu para que serve as redes sociais, iremos entender um pouco sobre cada Rede Social, os números que elas apresentam e o que são os algoritmos das redes sociais.

Facebook

Embora muitos pensem que essa rede está morta, os números provam o contrário. Ainda hoje existem 2,9 bilhões de usuários ativos mensalmente movimentando suas páginas e grupos dos mais variados assuntos. A Plataforma funciona com uma dinâmica de feed de notícias, onde o usuário pode compartilhar em sua rede: fotos, vídeos, textos e links externos através das postagens publicadas em seu feed, onde outros usuários podem curtir, comentar e compartilhar.

Quais são as vantagens de uma página para sua empresa no Facebook?

O Facebook recomenda que as empresas utilizem uma página empresarial que oferecem os seguintes benefícios:

  • ▪️ Não possui limite de amigos (a página comum possui limite de 5 mil amigos);
  • ▪️ Acesso à análise de dados (insights);
  • ▪️ Possibilidade de categorizar sua empresa em seu ramo de atuação;
  • ▪️ CTA (Call to action);

Uma marca que se posiciona nessa rede consegue anunciar produtos e serviços além de se relacionar com seu público através de publicações.
Caso seu conteúdo seja atrativo, o algoritmo do Facebook, que tem a função de mostrar publicações que sejam do interesse do usuário, irá mostrar os posts da sua empresa para seus potenciais clientes.


Além disso, você pode utilizar diversos recursos como:

  • ▪️ Integração com e-commerce;
  • ▪️ Chat (Messenger);
  • ▪️ Marcações e Check-in;
  • ▪️ Exibir seu cardápio, catalogar seus serviços ou apresentar seus produtos com uma Loja;
  • ▪️ Promover sua Página;
  • ▪️ Veicular Anúncios;
  • ▪️ Eventos.

Ainda não se convenceu?
Então confira mais alguns números que o Facebook apresenta:

  • ▪️ São mais de 2 bilhões usuários;
  • ▪️ 60 milhões de empresas possuem uma fanpage;
  • ▪️ 73% das pessoas seguem e pesquisam marcas e produtos nas redes sociais;
  • ▪️ 60% das pessoas no Brasil usam mídias para sociais para pesquisar sobre marcas;
  • ▪️ 2/3 das pessoas que acessam o Facebook em todo o mundo afirmam já ter acessado a Página de uma empresa local pelo menos uma vez;
  • ▪️ 6 em cada 10 negócios locais afirmam que ter uma presença online é importante para alcançar sucesso a longo prazo.

Instagram

Criado em outubro de 2010 com o objetivo de ser uma rede social de fotos em estilo vintage, hoje o Instagram conta com 1 bilhão de usuários ativos. Essa rede funciona com uma dinâmica de compartilhamento de fotos, vídeos e lives, sem esquecer é claro dos seus variados filtros e efeitos digitais.

Vantagens da sua empresa se posicionar no Instagram:

Assim como o Facebook, o Instagram também possui diferenciais em páginas empresariais.

  • ▪️ Análise de dados (insights);
  • ▪️ Possibilidade de categorizar sua empresa;
  • ▪️ CTA (Call-to-action);
  • ▪️ Configurar uma loja no Instagram;
  • ▪️ Utilização de Hashtags (palavra-chave de busca);
  • ▪️ Página de detalhes do produto.

Vamos aos números registrados pela plataforma:

  • ▪️ 1 bilhão de usuários ativos;
  • ▪️ 99 milhões de usuários ativos no Brasil;
  • ▪️ 31% dos brasileiros que estão no Instagram possui idade entre 25 e 34 anos;
  • ▪️ 58,5% dos usuários são mulheres;
  • ▪️ A taxa de engajamento no Instagram é 4x maior que no Facebook.

Se você chegou até aqui com todas essas informações, e ainda não faz ideia da importância de se posicionar nas redes sociais, fica aqui até o final e saiba mais sobre a importância de estar nas redes sociais.

Twitter

Eu vou xingar muito no Twitter!”. Quem nunca ouviu essa expressão deve estar no mundo da lua!

Comprada recentemente pelo bilionário e investidor Elon Musk, a plataforma funciona como um micro blog onde são compartilhados textos (com até 280 caracteres), fotos e vídeos.

Esses conteúdos são variados como: opiniões, cobertura de eventos, produtos, histórias, desabafos ou qualquer outra coisa que vier na mente.
A rapidez com que o conteúdo é espalhado faz do Twitter uma das principais fontes de notícias, memes e tendências na internet.

Como essa plataforma pode ser utilizada pela sua empresa?

Os usuários gastam em média 2 horas ativos no Twitter e 54% dos negócios B2B usam a ferramenta como estratégia de marketing digital. A plataforma permite que usuários e empresas se conectem, levando conteúdo específicos que pode ajudar a convertê-los em clientes.
Para uma empresa conseguir ter sucesso no Twitter, ela deve focar mais no relacionamento com seus usuários do que na divulgação do seu produto, estando sempre antenado com as tendências do momento.

Vamos aos números impressionantes dessa rede.

  • ▪️ 330 milhões de usuários ativos;
  • ▪️ 19,05 milhões de usuários no Brasil;
  • ▪️ 500 milhões de tweets são postados por dia;
  • ▪️ 83% dos líderes mundiais estão no Twitter;
  • ▪️ São visualizados 2 bilhões de vídeos no Twitter;
  • ▪️ 70.4% dos usuários do Twitter são homens.

YouTube

Com certeza você já assistiu ao clipe da sua banda favorita, ou aquele vídeo que te ensinou a resolver um problema, e até mesmo aquela receita maravilhosa que você preparou no domingo de Dia das Mães através do Youtube.

O Youtube é uma rede online de compartilhamento de vídeos e interação dos usuários através dos comentários e likes.

Os usuários cadastrados conseguem utilizar a plataforma conforme seu objetivo.

Por exemplo:
Os criadores de conteúdos conhecidos como “YouTubers” conseguem criar canais e desenvolver conteúdos relevantes e postar, compartilhando com seus membros e seguidores.
Já os usuários acessam a plataforma para assistirem os vídeos conforme sua necessidade, seja para lazer, distração, aprendizado entre outros.

Vantagens de Criar um Canal no YouTube.

  • ▪️ 1 bilhão de usuários ativos;
  • ▪️ Presente em 88 países e traduzido em 76 idiomas;
  • ▪️ São compartilhados + de 300 horas de vídeo por minuto;
  • ▪️ Os usuários conseguem se inscrever no seu canal e ativar as notificações para receber os conteúdos em primeira mão;
  • ▪️ Plataforma de publicidade.

Como fazer o marketing da sua empresa no YouTube?

Servindo como um ótimo canal de venda, o primeiro passo é entender se o seu público-alvo se encontra nessa plataforma, e direcionar sua estratégia para alcançar esse possível cliente.

Como fazer isso? Simples!
Supomos que tenha um restaurante!
Você já pensou em promover sua marca, ensinando os usuários a preparar diversas receitas?
Ou até mesmo se você vende eletrodomésticos, gravar uma demonstração de funcionamento. São inúmeras as possibilidades de interação, entrega de conteúdo e retorno sobre o investimento.

TikTok

Com certeza você já viu aquelas coreografias de música super populares que todo mundo conhece.
Isso nada mais é que uma “Trend”.

Conhecido como um App de compartilhamento de vídeos curtos, criado em 2016 na China, o Tik Tok é uma rede com público das mais variadas faixas etárias, indo desde adolescentes, passando por adultos e sendo possível encontrar até alguns idosos.
Nela é possível fazer:

  • ▪️ Dublagens de música;
  • ▪️ Enquetes engraçadas;
  • ▪️ Conteúdos interativos com filtros;
  • ▪️ “Challenges” – desafios;
  • ▪️ “Mashups” de várias canções;
  • ▪️ Lives.

Muito mais do que uma rede social de “dancinhas”, no TikTok é possível encontrar conteúdo dos mais variados tipos, sejam de entretenimento, humor ou informativos.
O grande diferencial dessa rede em comparação às outras fica com seu algoritmo que é muito mais avançado que a das outras redes sociais, fazendo com que apareça apenas vídeos interessantes aos seus usuários que passam horas rolando o feed.
Cada vez mais influencers e famosos procuram a plataforma, além das marcas e empresas que utilizam desse espaço para “viralizar” e ficar presente na cabeça do consumidor. Vamos aos números do TikTok:

  • ▪️ 1,2 bilhões de usuários;
  • ▪️ 4,72 milhões de brasileiros;
  • ▪️ 59% dos usuários são mulheres;
  • ▪️ 66% dos usuários do TikTok possuem entre 16 e 24 anos;
  • ▪️ O tempo gasto na plataforma é de em média 5 horas por dia;
  • ▪️ 25% das pessoas afirmam comprar um produto após ver na plataforma.

Entendendo o comportamento do consumidor.

Estar nas redes sociais possibilita entender melhor o comportamento dos consumidores.
Como empresa você pode obter informações valiosas para direcionar sua estratégia, utilizando das ferramentas que cada plataforma disponibiliza. Você consegue obter em tempo real informações do seu público como: idade, gênero, local e interesses, que servem como guia para você conseguir ir ajustando seu conteúdo para seus seguidores.

Como tirar proveito das redes sociais?

Faça um planejamento pontuando os objetivos que você quer alcançar com as redes sociais.

As redes sociais trazem destaque para sua marca, loja virtual e/ou negócio local, servindo como mais um meio de divulgação.

Conheça seu público-alvo antes de se posicionar nas redes sociais, nada irá adiantar posicionar sua empresa no Facebook, e seu público se concentrar em outra plataforma.

Essa pesquisa é importante para evitar frustrações e a perda de tempo em investir numa plataforma que talvez não te dê retorno.

É recomendado acessar o FAQ de cada rede social para entender suas diretrizes, termos, condições e regras,
evitando transtornos como shadowbans, punições e bloqueios de contas.

Aproveita e veja em nosso Blog o artigo que fala sobre Os 5 erros que destroem teu engajamento no Instagram para se estar a frente de seus concorrentes.

Sobre os Algoritmos das redes sociais.

O algoritmo é a inteligência artificial de uma plataforma. Eles são um conjunto de dados e regras estabelecidas onde definem se o conteúdo é relevante para o usuário, fazendo com que ele passe mais tempo navegando no site.

Esses dados e regras definidos dentro de cada plataforma os algoritmos possuem suas próprias regras, que ajudam no ranqueamento das postagens conforme a interação do público.

Logo, uma mesma estratégia pode não funcionar bem em todas as redes sociais, sendo necessário acompanhar as mudanças dos algoritmos que estão em constante evolução para tornar a experiência do usuário a melhor possível.

Seu público não está na internet somente para comprar. Quando se interage com ele de maneira correta, uma relação é estabelecida e consequentemente irá trazê-lo para mais perto de você.

As redes sociais se tornaram um campo estratégico para as marcas e empresas no mundo todo, e pode ser um grande aliado para elevar o seu negócio a outro nível.

O mundo digital oferece hoje aos usuários, várias oportunidades e é importante que você defina seus objetivos dentro de cada rede social que você irá se posicionar, considerando o seu público-alvo e como ele se comporta nas redes sociais. Através dos Insights (página que mostra informações sobre o perfil dos seus seguidores) você consegue direcionar estratégias e entregar o conteúdo que seu público quer ver, colocando sua marca ou empresa como recurso para esse potencial cliente.