Não é segredo para ninguém que conhecer o público-alvo pode dar uma infinidade de vantagens para uma empresa perante seus adversários no mercado. Confira agora um teste rápido para descobrir se a sua empresa possui de fato o conhecimento sobre seus consumidores:
O público-alvo é a parcela do mercado que a sua empresa almeja alcançar. Para isto, você fará esforços para impactar este grupo de pessoas ao longo de todas as suas estratégias de venda.
É fundamental conhecer bem o público ao qual você está se apresentando. Mas conseguir as mínimas informações sobre ele é uma tarefa trabalhosa, e em muitos casos não tão esclarecedora.
O especialista em marketing digital Jayson DeMers parece ter uma solução para que empresas encontrem as informações-chave: em um de seus artigos para a Forbes, ele apresenta 6 passos para decodificar seu público-alvo.
Confira agora um teste rápido para descobrir se a sua empresa possui de fato o conhecimento sobre seus consumidores:
Quem são eles?
O primeiro passo para conhecer seu público e conseguir identificar quem eles são de fato. Para isto, é necessário levar em conta informações básicas, que dizem respeito à sua faixa-etária, gênero, seu estilo de vida e atividade econômica. Estas informações são o ponto de partida para a formação da imagem de um público.
Quais são seus maiores problemas, desejos e necessidades?
Aqui há uma lição: Todos nós possuímos uma dor de cabeça valiosa para alguém. Conhecer os problemas e necessidades dos clientes lhe permitirá entender quais são suas motivações. Uma vez que esta informação é extraída de seu público, você terá mecanismos mais eficientes para vender sua marca.
Onde eles buscam informações?
Identificar a fonte de informação de seu público-alvo lhe dará vantagem para conseguir se comunicar com ele em campanhas de marketing. É necessário conhecer os hábitos de consumo de informação de seu público para saber onde, quando e como oferecer o seu conteúdo.
Qual o diferencial do produto?
Como vimos anteriormente, todo público possui dores comuns que podem ser solucionadas por você. É este processo que fará seu público escolher você ao invés de seus concorrentes. Uma maneira fácil de ressaltar o diferencial de seu produto é vender não só suas características, mas também os benefícios que ele oferecerá para quem o comprar.
Em quem eles confiam?
Todos nós somos seres influenciáveis. É dever de toda empresa saber quem são os responsáveis por influenciar seu público-alvo. Ao se perguntar em quem seu cliente confia quando pesquisa sobre um produto, você tem a vantagem de criar conexões para reforçar sua credibilidade no mercado.
Portanto, conhecer seu público-alvo lhe dá espaço para identificar a maneira correta de se comunicar com ele. A informação é poder, e com a utilização correta da mesma, sua empresa poderá impactar cada vez mais pessoas.