Eu e você sabemos que o Facebook se tornou a rede social mais acessada no Brasil, cerca de 62% da nossa população está ativa nessa plataforma (isso é muita gente). Dessa forma, não dá mais para ignorar que o Facebook é essencial para sua estratégia de marketing digital.
No começo de 2018 o algoritmo da plataforma mudou, fazendo com que o alcance das publicações caísse para apenas 2% das pessoas que seguem a página, obrigando as empresas a investirem em anúncios, para aumentar seu alcance com as postagens. Com isso, chegamos no ponto chave desse post, como mensurar se a campanha está performando bem? Se investimento deve aumentar, e estender a campanha ou se está no momento de pausa-la e mudar a estratégia?
Para resolver esse problema você pode usar de uma estratégia de marketing digital infalível. Que é o estudo das métricas! Mas antes queremos listar dados que devem ser descartados no momento de mensurar o sucesso da campanha:
Quantidade de curtidas na página:
Ter muitos seguidores não significa que o alcance das suas postagens será alto, isso depende de “N” fatores, mas o que destacaremos nesse post é a qualidade dos leitores, ter leitores que curtem e comentam no seu conteúdo, vale muito mais para o Facebook do que ter centenas que não gostam do conteúdo oferecido pela página, logo, tem pouca interação dos seguidores.
Índice de relevância:
Um bom índice de relevância é uma ótima maneira de otimizar suas campanhas de anúncios, pois tem relação direta com o investimento na campanha. Mas não é o parâmetro mais importante para se analisar, anúncios com baixo índice de relevância podem ser mais eficientes do que outros com índice mais alto, pois o índice de relevância se refere apenas à relevância do seu anúncio em relação ao seu público segmentado. Por outro lado, ele não avalia a qualidade do criativo do seu anúncio, nem outros fatores como:
• Frequência:
A frequência nada mais é do que a quantidade de vezes que o seu anuncio está aparecendo para o mesmo usuário, isso porque o mesmo anúncio visualizado muitas vezes, acaba aborrecendo o usuário. Fazendo com que ele ignore o anúncio, de forma até inconsciente. Ou pior, sua marca acabar ganhando o desafeto para sempre dessa(s) pessoa(s). O mesmo vale para o outro extremo, se um usuário demonstrou interesse pelo seu anúncio, provavelmente não será necessário que ele veja o mesmo anúncio mais vezes.
Para solucionar essa questão o Facebook Ads disponibiliza a opção de ‘Alcance Diário Único’ para que seus anúncios sejam exibidos apenas uma vez ao dia para cada usuário único.
• CPC, CTR e CPA:
O CPC indica o custo médio de um clique do seu anúncio para o seu site, já o CTR é o percentual de pessoas que clicaram em seu site após verem o seu anúncio e o CPA é uma ação qualquer que você deseja que seu cliente faça, pode ser um clique no seu site, em um vídeo, um compartilhamento, entre outros
Se o CTR estiver baixo indica que o criativo do seu anúncio não é atraente para o leitor. Tanto o CPC, como o CTR servem como indicadores gerais da atratividade das suas campanhas. Já o CPA vai te dar uma visão mais precisa sobre seus anúncios, números baixos aumenta consecutivamente as conversões e o retorno sobre o mesmo investimento.
Analisando o CPA junto com o seu investimento e frequência, é possível ver realmente qual foi seu melhor anúncio.
• Quantidade de clientes convertidos:
Podemos destacar a oferta oferecida, quando direcionada ao público correto, gera cliques no site, página final de compra ou link para contato, além de outros fatores. Em geral, necessitam que o visitante clique em um CTA (chamada para uma ação).
Se o seu objetivo é vendas, é essencial mensurar a quantidade vendas que foram concretizadas através do anuncio. Mas antes de oferecer uma oferta é necessário nutrir o seu leitor com conteúdo, para que ele já se sinta familiarizado com sua marca, somente após esse processo tente convertê-lo em uma campanha.
Espero que você tenha entendido que o índice de relevância não é o mais relevante no seu anuncio, e sim, o quanto a oferta foi boa, o quanto o criativo foi efetivo e a quantidade de conversão de clientes. Esses dados sim, mensuram o sucesso da sua campanha!